quanto tempo posso guardar pudim pronto
A coagulação é semelhante nas várias espécies de mamíferos. Em todos eles o processo envolve um mecanismo combinado de células (plaquetas) e proteínas(fatores de coagulação). Esse sistema nos humanos é o mais extensamente pesquisado e consequentemente o mais bem conhecido. Esse artigo é focado na coagulação sanguínea humana.
cascata de coagulação
Vasoconstrição
Logo após o dano ao vaso, ocorre a contração da musculatura lisa da parede vascular, para reduzir o fluxo, e, consequentemente, a perda de sangue, até que os outros mecanismos de hemostasia comecem a funcionar. Essa contração é resultante do espasmo miogênico local, dos reflexos dolorosos, e também de substâncias químicas liberadas pelas plaquetas.
FATORES DA COAGULAÇÃO
Durante muito tempo, estivemos acostumados a pensar nas chamadas Vias Extrínseca e Via Intrínseca. Cada uma delas com um determinado grupo de “fatores” da coagulação. Não há dúvida de que estes fatores representam bem o nosso sistema. Apenas atualmente, talvez mais precisamente pelos trabalhos publicados de Chapel Hill, na Carolina do Norte, a noção sobre os fatores de coagulação foi um pouco modificada. as vias Intrínseca e Extrínseca poderiam ser “estimuladas de forma conjunta” e que não haveria uma separação tão nítida entre uma e outra.. Por outro lado a participação do Fibroblasto ou mesmo dos Monócitos são, na nova visão, a base celular para a ativação da cascata de coagulação. O chamado Fator Tissular, que nada mais seria que o próprio endotélio, é hoje, junto com as