estudante
As épocas de produção de batata na Índia são condicionadas as diferentes condições climáticas, usando principalmente cultivares locais e o Programa Nacional de Melhoramento Genético de Batata têm o objetivo de fornecer cultivares que produzam bem em condições de fotoperíodo curto. A produção de batata semente é feita em zonas climáticas adequadas, sendo que as regiões montanhosas e planaltos elevados são consideradas regiões tradicionais para produção de batata semente. A oportunidade para maximinizar a produtividade é dificultado pela redução do comprimento do fotoperíodo e temperatura e pelo período livre de população de afídios que ocorre metade de mês de janeiro.A Índia é o único país da Ásia, além do Japão, que tem implantado um bom programa de melhoramento genético e um programa nacional de produção de sementes.
O método denominado "Técnica de Parcelas de Sementes" provou ter sido um sucesso na metade da década de 60, e que foi possível multiplicar sementes sadias usando o conceito de plantio em épocas de baixa infestação de pulgões e da locação geográfica dos campos de produção. Sem este grande programa de produção, o país teria de importar atualmente, batatas semente de outros países e despenderia 480 milhões de dólares anualmente. O norte da India é a principal área de produção sementes, nos quais as regiões de Himachal, Punjab, Haryana, Uttar Pradesh são as mais adequadas, sendo que esta última também produz mais de 10 milhões de toneladas de batata consumo, que representa 45% do total nacional.
O programa indiano de melhoramento genético de batata desenvolveu 38 cultivares de alta produtividade para diferentes regiões agro-climáticas do