Estudante
Na mistura de soluções formadas por um mesmo solvente, porém com solutos diferentes, pode ocorrer uma reação química. Essa possível reação ocorre de acordo com uma proporção estequiométrica.
Isso nos permite determinar a concentração desconhecida de uma solução por meio de uma técnica conhecida por titulação.
A titulação é muito usada no estudo das reações ácido-base, com a ajuda de indicadores.
Para exemplificar, vejamos como se determina a concentração desconhecida de uma solução aquosa de HCl, com o auxílio de uma solução aquosa de NaOH de concentração conhecida e do indicador fenolftaleína.
a) A solução de NaOH, de concentração conhecida, contida na bureta, é adicionada a um volume conhecido de solução de ácido clorídrico, de concentração desconhecida, misturada previamente com a fenolftaleína contida no erlenmeyer.
b) A formação de uma coloração rósea no erlenmeyer indica que todo o ácido foi consumido pela base adicionada. Nesse instante dizemos que foi atingido o ponto de equivalência:
e lemos na bureta o volume de NaOH gasto. Para entender quantitativamente esse procedimento, vamos estudar um exemplo:
A reação que ocorre pode ser representada por:
Para neutralizar 10–3 mol de NaOH, devemos ter 10–3 mol de HCl na solução de ácido.
Assim, a concentração mol/L da solução de HCl é 0,04 M.
EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
1) Uma amostra impura de NaOH, de massa igual a 8,0 g, foi dissolvida até obter-se 200 mL de solução aquosa. Uma alíquota (amostra líquida) de 25 mL dessa solução foi neutralizada totalmente quando titulada com 40 mL de H2SO4 0,25 mol/L. Admitindo que as impurezas não reagem com o ácido, determine o teor de pureza do NaOH. (massa molar do NaOH = 40 g.mol–1)
2) (EEM-SP) Um sistema é formado pela mistura de 0,15 L de uma solução aquosa 1,0 M de HCl e 250 mL de uma solução aquosa 2,0 M de NaOH. Responda às questões a respeito desse sistema:
a) A solução final