estudante
O processo de secagem de grãos garante ao produtor uma elevação do nivel do seu produto, já que o grão quando seco , se torna competitivo em termos de preço de mercado e garante que a validade do mesmo seja prolongada, já que ao secar o grão, o produtor se livra de riscos como o ataque de fungo aos grãos, germinação, roedores e diversos outros agentes naturais.
Esse tipo de melhoramento se tornaria um diferencial principalmente em propriedades de pequeno porte, já que a maioria não conta com um sistema para a secagem dos seus grãos colhidos, o que se pensou foi em uma solução barata e efetiva para que o pequeno produtor tenha aumentada a competitividade do seu produto sem que isso lhe reduza os lucros. Com uma capacidade de 20 sacas/semana o secador solar de grãos tem um custo de implementação e manutenção baixa e pouca demanda por energia eletrica, o que o torna alem de viavel economicamente, com os impactos ambientais reduzidos perante os outros tipos de secadores. Ultilizando dos conceitos fisicos sobre calor, e levando em conta que a secagem é a retirada de uma substancia volatil de um solido, ou seja, a retirada da agua do grão , o secador funcionará de forma que o calor absorvido da energia solar aquecerá o ambiente onde se encontra o grão a 10º C acima da temperatura ambiente, causando a gradativa perda de humidade por parte do grão.
2 – Obejtivos
Obejtivos Geral: Construir um secador de grãos que funcione apartir da energia solar.
Objetivos Especificos:
- Maximizar os lucros com a colheita.
- Minimizar custos / introduzir, o processo de secagem em pequenas propriedades.
- Reduzir as perdas da colheita causadas por agentes naturais.
3. Metodologia
O projeto para do secador solar de grãos se aplica a qualquer pequena propriedade que tenha como sua matriz, a produção de grãos. Após a