trabalho
O terceiro setor surgiu no inicio dos anos 90 e é composto por organizações não governamentais,sem fins lucrativos,que atuam na área social e que se utilizam tanto de recursos públicos,quanto de recursos privados em benefício público.
Nas correntes atuais das Ciências Sociais ,as entidades procuram resgatar a dimensão não-econômicas das relações privadas,para compreender melhor a influência de fatores como valores coletivos nas relações sociais.Enfim Terceiro setor significa um terceiro segmento,além do Estado e Mercado Empresarial.Falconer(1999,p.22).
Essas organizações não têm finalidade de lucro e objetivos sociais,mas,sim filantrópicos,culturais,recreativos,religiosos,ambientais,esportivos ou artísticos,além de missão e valores voltados para o bem comum e com visível contribuição para o desenvolvimento econômico,político e social das pessoas de um modo geral,muitas vezes várias atividades filantrópicas não são atendidas pelo Estado,mas ,outrora complementam ações públicas sob a resposabilidade do próprio Governo do Estado.
Mesmo exercendo atividades sem fins lucrativos essas entidades necessitam de organização contábil,pois,benefícios como doações,serviços voluntários e isenção de tributos podem se tranformar em problemas,caso não haja uma correta administração contábil e financeira.Ao contrário do que se pensa ,a acessoria contábil é fundamental para manutenção e desenvolvimento das entidades.
Terceiro Setor no Brasil
Fernandes(1999,p.115)salienta que desde a colonização ,as entidades atuam no terceiro setor. Em primeiro como associações voluntárias fundadas pela Igreja Católica,que atuavam nas áreas assistenciais,como a saúde e educação.Na década de 30,no Governo Getúlio Vargas,onde predominou a estratégia política do governo ,essas organizações também atuaram fortemente.Na década de 70 as instituições filantrópicas e os movimentos sociais,com o apoio da igreja,tornaram-se porta-vozes de problemas