Estudante
João marcos Paz de Carvalho
RESUMO
Este trabalho apresenta a teoria pedagógica de Georg Wilhelm Friedrich Hegel bem como de forma resumida sua biografia e um breve relato do conceito de idealismo
Palavra-chave: Teoria pedagógica, Hegel, Educação.
Universidade Estadual do Piauí
Estudante de Licenciatura Plena em Pedagogia marcoslvj@bol.com.br 1. O Idealismo
O idealismo é uma corrente filosófica que segue a ideia do ser e do conhecer, por outro lado é a ideia do da mente de idealizar. O idealismo filosófico diz que a realidade que se encontra fora da mente não conhecível por si só, já que o objeto do conhecimento humano e construído através do que se entende. O Idealismo viu o mundo como um sistema anárquico.
1.1. Período Histórico do Idealismo
O idealismo só emergiu no advento da modernidade, pois o Eu subjetivo é seu ponto central.
A Idade Moderna é um período específico da História do Ocidente. Ela se destaca das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente se aceita o início estabelecido pelos historiadores franceses, 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos Turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 1789.
Entretanto, apesar de a queda de Constantinopla ser o evento mais aceito, não é o único. Tem sido propostas outras datas para o início deste período, como a Conquista de Ceuta pelos portugueses em 1415, a viagem de Cristóvão Colombo ao continente americano em 1492 ou a viagem à Índia de Vasco da Gama em 1497.
Teve seu início na revolução francesa iniciada por Descartes, sendo seu auge nos pensadores alemães em que geralmente é associado deste Kant até Hegel, esse sendo considerado o ultimo grande idealista da modernidade.
1.2. Divisão do Idealismo
O Idealismo se divide em absoluto, dogmático, imaterialista e transcendental.
Idealismo Absoluto: Caracterizado pela ideia de que a realidade plena e