sindrome do burnout
Luciana Resende
Samara Costa
Burnout no docente de Ensino Superior
Belo Horizonte
2013
Burnout no docente do Ensino Superior
Trabalho integrado apresentado junto ao Curso de Biomedicina do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix como requisito parcial para aprovação nas disciplinas do semestre.
Orientador: PHD Drª Raquel Alves Costa
Belo Horizonte
2013
AGRADECIMENTOS
Deus, amigo de todas as horas, presença constante em toda e qualquer circunstância, pela vida, proteção e suporte psicológico nos momentos difíceis. Por nos dar forças e iluminar nossos caminhos para que pudéssemos concluir mais uma etapa de nossas vidas.
Aos nossos companheiros de turma que contribuíram direta ou indiretamente para a conclusão deste trabalho.
A nossa orientadora, professora Raquel Alves Costa, pela sua gentileza pela dedicação, ensinamento e auxílio na realização deste trabalho.
Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.
Cícero
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Paulo Freire
RESUMO
O ambiente de trabalho por mais prazeroso que possa ser traz consigo características prejudiciais à saúde do trabalhador. O docente em sua função não foge a esta lógica, pois a atividade educacional é dinâmica e acompanha as modificações globais de um processo intertextual e interdisciplinar. Desta forma o docente está sujeito a diversas doenças ocupacionais com consequentes danos à atividade laboral, ao rendimento dos alunos e da produtividade da instituição a qual este profissional está inserido. Dentre estas se destaca o Burnout, patologia com evolução lenta, gradual e individual. Políticas de apoio e pesquisas sobre a saúde do docente são indispensáveis para um bom andamento da educação no país como um todo, assim como ao respeito e atenção humanitária ao profissional docente.
Falar mais da