Estudante
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Centro de Ciências Tecnológicas – CCT
Curso de Engenharia da Computação
História da Teoria da Administração
Gilly Villenneve Teixeira Lopes
Fortaleza – 2012
Gilly Villenneve Teixeira Lopes
História da Teoria da Administração
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial (1ª NP) da disciplina Administração e Empreendedorismo do Curso de Engenharia da Computação do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade de Fortaleza.
Fortaleza – 2012
1º Fase: Ênfase nas tarefas (Racionalização do trabalho no nível operacional)
- Métodos de trabalho e eficiência: A partir do princípio de Taylor, as organizações devem orientar-se para melhorar sua eficiência usando seu métodos, em o “Princípios da Administração Científica” são indicados 4 princípios:
1. Planejamento
2. Seleção ou Preparo
3. Controle
4. Execução
Taylor e outros teóricos criaram mais princípios, mas fica como fundamento e orientação os 4 acima. Taylor usou como seu estudo o trabalho dos operário.
Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.
Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.
Para Taylor:
À gerência caberia: afixar trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções, a seu controle, podendo o trabalhador só parar para descansar, quando for permitido, com particularização de cada movimento; (Perda da visão de conjunto)
A gerência não podia deixar o controle do processo