OS DESAFIOS DO NOVO MODELO DE MERCADO Agronegócio no Vale do São Francisco
1. A empresa possui um desses programas, aplicativos (abaixo) instalados nos computadores e funcionando? 15
1 INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade capitalista, regida pelas forças do mercado que envolve a lei da oferta e demanda, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos meios de produção (como mão de obra, espaço físico, equipamentos), mais o sistema capitalista permite que os problemas econômicos fundamentais sejam decididos livremente por pessoas e empresas diferentemente do sistema socialista que tem uma economia centralizada, onde tudo é decidido pelo governo.
É difícil encontrar um único setor, empresa ou organização de qualquer espécie que não tenha passado a fazer uso intensivo da informação – que não tenha se tornado dependente do conhecimento, como fonte de atração para consumidores e clientes, e da tecnologia da informação, como instrumento gerencial (STEWART, 1998).
Sabemos que economia é a ciência social que tem seu estudo baseado em pessoas, empresas e governos e em como a sociedade decide empregar os recursos produtivos escassos formulando assim propostas a fim de resolver ou minimizar os problemas ligados à economia.
O ponto central da economia é a palavra escassez, pois se tudo existisse de forma abundante a economia perderia sua importância. Porém, temos que ter em mente que nossas necessidades são infinitas e se renovam constantemente por fatores de crescimento populacional ou até mesmo pela elevação no padrão de vida adquirido por alguns, pela sociedade de subsistência, pelo meio que se vive ou até mesmo em função de aspectos psicológicos, fazendo necessária a renovação de novos produtos, serviços e tecnologias substituindo assim produtos e serviços mais antigos. Esse fato foi