estudante
TAYNARA MORALEJO GIACHETTA – Nº36 – 2º ANO “A”
LITERATURA
AS 3 GERAÇÕES DA LITERATURA BRASILEIRA
21/10/13 – MS
CONTEÚDO
INTRODUÇÃO
O período romântico no Brasil inicia em 1836, com a publicação da obra suspiros poéticos e saudades por Gonçalves de Magalhães e acaba em 1881 com a publicação do romance realista Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis.
A literatura brasileira só teve um desenvolvimento significativo com a fuga da família real portuguesa para o Brasil que realizou grandes avanços artísticos e culturais mas com grande influencia européia, porém, as classes sociais dominantes ficaram insatisfeitos com o império gerando tentativas de independência com a conquista dela em 1822 por Dom Pedro I causando um forte sentimento nacionalista.
Outra característica importante é que o Brasil era uma das únicas colônias a ter um sistema econômico escravista gerando oposições entre os autores da época fazendo obras com temas direta ou indiretamente abolicionistas.
FUNDAMENTOS
Três fundamentos do estilo romântico: o egocentrismo, o nacionalismo e liberdade de expressão. Segundo Fabio Luiz Sobieski diz que; Romantismo, foi um abalo artístico, político e filosófico aparecido nas derradeiras décadas do século XVIII na Europa que persistiu por boa parte do século XIX, diferenciando-se como uma visão de mundo adversa ao racionalismo e ao iluminismo, procurou um nacionalismo que viria a materializar os estados pátrios na Europa.
CARACTERÍSTICAS DA POESIA ROMÂNTICA BRASILEIRA
Subjetivismo - A pessoalidade do autor está em destaque. A poesia e a prosa romântica apresentam uma visão particular da sociedade, de seus costumes e da vida como um todo.
Sentimentalismo - Os sentimentos dos personagens entram em foco. O autor passa a usar a literatura como forma de explorar sentimentos comuns à sociedade, como: o amor, a cólera, a paixão etc. O sentimentalismo geralmente implica na