estudante
2) O Produto Interno Bruto (PIB) potencial costuma ser entendido como a capacidade de oferta de uma economia. Ou como a capacidade produtiva instalada da economia. Também pode ser definido como a capacidade de crescimento da economia sem causar pressões inflacionárias - se a economia crescer além do PIB potencial, surge pressões inflacionárias.
3) A taxa de desemprego representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procuram um emprego remunerado, mas que, por diversas razões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não remunerados. A taxa de desemprego é o número dos trabalhadores desempregados dividido pela força de trabalho total.
4) Esse dilema ocorre quando é possível obter um maior nível de emprego no curto prazo e arcar com uma maior inflação no longo prazo. Quando o desemprego diminui e a economia aproxima-se da plena utilização de recursos, passam a ocorrer pressões por aumentos de preços, principalmente nos setores fornecedores de insumos básicos, o que explica o frequente controle do crescimento do consumo pelas autoridades para não provocar inflação.
5) A política monetária é a política econômica que tem como objetivo central o combate à inflação e a atuação sobre o ciclo econômico para minimizar os efeitos negativos da retração e da expansão, atuando sobre variáveis monetárias como taxa de juros, empréstimo compulsório, agregados monetários e crédito. O combate à inflação é feito elevando a taxa básica de juros (remuneração dos títulos públicos) através de atuação do mercado aberto, na compra e venda de títulos públicos, para desestimular o consumo e o investimento, provocando redução da demanda e da pressão inflacionária sobre os preços.
6) A política fiscal utiliza os gastos do governo para