estudante
O contador eletrônico é provavelmente um dos mais úteis e versáteis subsistemas num sistema digital. Graças às diversas versões disponíveis podem ser utilizados, por exemplo, para contagens diversas, divisão de freqüência, medição de intervalo de tempo e freqüência, geração de formas de onda, e, até mesmo, para converter informações analógicas em digitais.
Contadores digitais são circuitos implementados a partir de flip-flops; Existem basicamente 2 tipos de contadores: Assíncronos: a saída de cada elemento de contagem (flip-flop) aciona o sinal de controle (clk) do próximo elemento de contagem. Síncronos: todos os elementos de contagem (flip-flop) tem seus sinais de controle (clok) acionados ao mesmo tempo.
Um contador é um circuito digital que evolui sob o comando de um clock, de forma que seus estados reproduzam uma sequência pré-determinada. Contadores digitais são utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de frequências, medição de frequência e tempo. São basicamente divididos em duas categorias: contadores assíncronos e síncronos.
Contadores assíncronos
Nesse tipo de contador, o pulso de clock é aplicado apenas no primeiro bloco flip-flop, enquanto para os demais blocos, a saída do bloco anterior é que vai servir como clock. Os principais tipos de contadores assíncronos são:
Contadores de Pulso
Contadores de Década
Contador Seqüencial de O a N
Contadores Assíncronos Decrescentes
Contadores Assíncronos Up-Down (crescente/decrescente)
Contadores de pulso
Fig1. Contador de pulso
A principal característica de um contador de pulso é apresentar nas saídas, o código BCD 8421 em sequência. Seu circuito básico apresenta um grupo de quatro blocos flip-flop JK mestre-escravo, os quais possuem as entradas J e K iguais e sempre em nível alto (1).
É um circuito divisor de frequência, ou seja, a frequência dos pulsos na saída é igual a metade da frequência de entrada no bloco, se no