principios da contabilidade
A gestão é conjunto de acontecimentos, decisões, operações que visam atingir o objetivo da empresa. Plano Estratégico: Visão que a empresa tem para o seu futuro. Plano Operacional: é o dia-a-dia da empresa. E o Plano Tático: “chefes” se organizam, planejam, para que se consiga atingir o esperado.O tempo em que ás pessoas responsáveis pela gestão da empresa ficam em seu posto esta definido em lei para órgãos públicos e em estatuto para entidades privadas. A Contabilidade estuda a Gestão com o intuito de identificar as causas determinantes da ocorrência da evolução patrimonial. As decisões administrativas dão origem a conjuntos de acontecimentos que envolvam a dinâmica patrimonial da azienda, então esses fatos que acabam modificando a situação patrimonial, econômica e financeira da entidade são acompanhados pela contabilidade.
Gestão econômica relacionam-se com as despesas, receitas e resultados da entidade.
Gestão financeira relacionam-se com entradas e saídas de dinheiro. Gestão patrimonial se observa as alterações que acontecem no patrimônio da entidade. Exercício social: é a parcela da gestão compreendida em cada período administrativo, o exercício social terá duração de um ano e sua data de término será fixada no estatuto. Período administrativo: normalmente este período coincide com o ano civil, dele apuramos resultado parcial da gestão, as principais funções deste período é demonstrar, analisar, registrar e acompanhar as mudanças do patrimônio naquele período. Exercício financeiro: denomina-se exercício financeiro as operações da gestão compreendida em cada período administrativo, este então expressa o resultado das operações em tal período (1 de Janeiro até 31 de Dezembro).
Regimes contábeis são normas que orientam o controle e o registro dos fatos patrimoniais. O regime de caixa: é o registro contábil, no momento da efetivação de pagamento ou recebimento, não importando a que período se refere o