Estudante
INTRODUÇÃO
Nesse trabalho, usamos a imagem cameraman.jpg do MatLab (níveis de cinza), e aplicamos diversos filtros nela, afim de obtermos diferenças entre a imagem original e a imagem filtrada, e no fim, analisarmos o efeito de cada filtro.
1) Importei o arquivo cameraman.jpg para o Matlab.
Imagem original:
2) e 3)
Aplicando as Transformadas de Fouries às matrizes e obtendo os filtros:
a) Filtro Passa-Baixas:
Fazendo a convolução com a imagem original:
Percebemos que ao passar a imagem por um filtro passa-baixas, apenas as baixas frequências foram mantidas, ou seja, as altas frequência foram atenuadas e percebemos isso nas fronteiras dos objetos das imagens (onde teria uma passagem de frequências mais baixas para mais altas, vemos que foi suavizada).
b) Filtro Passa-Altas:
Fazendo a convolução com a imagem original:
Ao passar pelo passa-altas, a imagem apresenta uma maior nitidez, pois as baixas frequências são atenuadas, fazendo com que as fronteiras da imagem ganhe mais nitidez.
c) Filtro Passa-Altas com maior amplitude:
Fazendo a convolução com a imagem original:
Ao passar por esse filtro passa-altas com maior amplitude que o anterior, percebemos que as fronteiras foram muito mais diferenciadas, o que faz sentido, pois são nas fronteiras que temos uma maior frequência, e portanto foram realçadas de forma que conseguimos ver claramente quase que todas as fronteiras existentes na imagem.
d) Filtro Passa-Baixas e algumas um pouco Altas:
Fazendo a convolução com a imagem original:
Ao filtrar a imagem, percebemos certos borrões (efeito blury) na imagem, e isso ocorre devido ao fato das frequências baixas não serem atenuadas e apenas algumas altas serem atenuadas.
CONCLUSÃO:
Nesse trabalho vimos que através da transformada de Fourier em determinadas