ESTUDANTE
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
BIANCA DE SOUZA BASTOS CORREIA
ELISANGÊLA PEREIRA DA SILVA
FELLIPE AUGUSTO ALMEIDA DA CONCEIÇÃO
GLAUCIANY SENA DA SILVA
SHAYANA TARDIVO
TAYNA RAYMUNDO LACERDA
ANÁLISE DE SENSIBILIDADE E INCERTEZA
Conceito:
A análise de sensibilidade é uma técnica de simulação que examina o quanto um resultado será alterado se os dados da previsão inicial forem obtidos ou se alguma suposição fundamental for alterada. Num contexto de CVL, a análise de sensibilidade responde a questões do tipo: Qual será o lucro operacional se o nível de atividade for 5% menor que o previsto? e: Qual será o lucro operacional se os custos variáveis por unidade aumentarem 10%? A sensibilidade para diversos possíveis resultados amplia as perspectivas dos gerentes para o que pode de fato ocorrer, apesar de seus planos terem sido bem estabelecidos.
Para Casarotto Filho e Kopittke (1998, p. 338): "Quando se conhece a distribuição de probabilidade dos dados de entrada é possível uma análise sob condição de risco, utilizando-se modelos probabilísticos. Quando nada ou pouco se conhece sobre os dados de entrada, a análise acontece sob condição de incerteza". Sendo assim, divide-se a análise em duas:
Análise sob condições de incerteza: Para auxiliar a tomada de decisão sob condições de incerteza temos alguns métodos, que são de utilidade quando nada ou pouco se sabe sobre a distribuição de probabilidade de ocorrência das variáveis de um determinado investimento.
Análise de sensibilidade: Basicamente, consiste em verificar o reflexo da variação de um elemento de entrada ou saída de caixa no VPL ou TIR (Taxa Interna de Retomo) do projeto de investimento. O método requer conhecimento em matemática financeira, sendo suficiente para o desenvolvimento dos cálculos apenas uma calculadora científica.
Finalidade:
O uso corrente das planilhas eletrônicas promoveu a utilização da análise de CVL em muitas