trabalhos
Em sentido amplo, ideologia é o conjunto de ideias, concepções ou opiniões sobre um ponto sujeito a discussão.
Falando-se da ideologia de um determinado pensador, pode-se estar referindo ao corpo sistemático de suas ideias e ao seu posicionamento interpretativo diante de determinados fatos.
Ideologia pode-se referir à teoria como organização sistemática dos conhecimentos destinados a orientar uma prática, uma ação efetiva.
Em sentido pejorativo, ideologia é o conjunto de ideias e concepções sem fundamento, mera análise ou discussão oca de ideias abstratas que não correspondem aos fatos reais.
Conceito de Ideologia segundo Marilena Chauí.
“A ideologia é um conjunto lógico, sistemático e coerente de representações (ideias e valores) e de normas ou regras (de conduta) que indicam e prescrevem aos membros da sociedade o que devem pensar e como devem pensar, o que devem valorizar e como devem valorizar, o que devem sentir e como devem sentir, o que devem fazer e como devem fazer. Ela é, portanto, um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera da produção. Pelo contrário, a função da ideologia é a de apagar as diferenças como de classes e de fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais identificadores de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado. “Fundamentalmente, a ideologia é um corpo sistemático de representações e de normas que nos “ensinam” a conhecer e a agir(Chauí, Marilena. O Que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 2008).
“A língua materializa o discurso e o discurso materializa a ideologia”.