estudante
Neste trabalho, iremos falar um pouco sobre a mata de Araucárias, falar sobre a Mata, sua fauna e flora, algumas espécies ameaçadas de extinção, tanto vegetais, quanto animais, etc.
Mata de Araucárias
As Matas de Araucárias são encontradas na Região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste. Existem pelo menos 19 espécies desse tipo de vegetação, das quais 13 são endêmicas (existe em um lugar específico). São encontradas na Ilha Norfolk, sudeste da Austrália, Nova Guiné, Argentina, Chile e Brasil.
Esse tipo de vegetação está adaptado ao clima subtropical que possui verões quentes e invernos relativamente rigorosos com chuvas bem distribuídas durante o ano, além disso, o relevo influencia, uma vez que esse tipo de vegetal prolifera em áreas que se encontram no mínimo 500 metros acima do nível do mar.
Outra particularidade das araucárias é a restrita ocorrência de flores, provenientes das baixas temperaturas, além de não desenvolver outros tipos de plantas nas proximidades dos pinheiros. Diante disso, a composição paisagística dessa vegetação fica caracterizada principalmente pelo espaçamento entre as árvores, pois não existem vegetais de pequeno porte que poderiam fazer surgir uma vegetação densa, essas são compostas por florestas ralas.
Apesar de sua extrema importância, atualmente existem apenas 3% do total original dessa formação vegetal. Os principais fatores que conduziram à tamanha degradação foram a ocupação urbana, a extração de madeira e a agropecuária.
Na primeira metade do século 20, a mata de Araucárias ocupava 4.000.000 de hectares, hoje restam somente 200 hectares da mata original. O desaparecimento desse ecossistema se deu porque o pinheiro-do-paraná foi explorado pelas companhias madeireiras sem que houvesse qualquer preocupação com o reflorestamento. Este é de pouco interesse comercial, porque o pinheiro-do-paraná leva 50 anos para se