Estudante
O biogás é uma mistura gasosa combustível, resultante da degradação anaeróbica da matéria orgânica, que possui um conteúdo energético muito elevado semelhante ao do gás natural. O biogás é considerado um gás inflamável, produzido por microorganismos. A captação do biogás resulta da decomposição dos resíduos orgânicos, como estercos de animais, lodo de esgoto, lixo doméstico, resíduos agrícolas, efluentes industriais e plantas aquáticas.
Fluxo e energia é a troca que ocorre entre os grupos de organismos dentro da biosfera. Sendo assim, Para que ocorra a formação do biogás é necessário a ação dos microorganismos, que são a base da cadeia alimentar. Como vários gases estão envolvidos no processo de geração do biogás a decomposição da matéria orgânica ocorre sem a presença de oxigênio e tem como resultado final metano e dióxido de carbono, pequenas quantidades de ácido sulfúrico e hidrogênio.
O processo de produção de biogás pode ser a solução de alguns dos nossos problemas de armazenamento de lixo (aterro sanitário) nos grandes centros, bem como nas regiões norte e nordeste que são as regiões menos desenvolvidas, portanto não produzem tanto lixo. Além disso, a população se sente estimulada a buscar formas de separar o lixo para facilitar a seleção de material necessário.
2. OBJETIVO
Calcular o fluxo de energia da produção de biogás. Verificar a viabilidade econômica à longo prazo.Mostrar o processo de obtenção do biogás.Conscientizar as autoridades do nosso país que a produção de biogás é uma boa opção para reutilizar o lixo, até então inerte.
3. REVISÃO BIBLIOGRAFICA
Aproveitar o gás metano concentrado no fundo das montanhas de lixo de um aterro sanitário para movimentar um gerador e para a iluminação por queima direta em caráter experimental, se faz necessário para a avaliação da tecnologia que ainda é pouco difundida, entretanto viável, no Brasil.
A proporção de cada gás na mistura depende de vários parâmetros, como o tipo de