antropologia
O ser humano sempre procurou entender o significado de sua existência, sempre buscou saber de sua origem, a do universo e de todas as outras coisas que se encontravam ao seu redor. Percebeu que sua existência era uma pequena parte do todo.
O homem é um ser aberto ao mundo e ao ser, ele pode perceber a verdade e o valor que há essa atitude humana, nisso o homem se diferencia dos outros seres e também desse modo é capaz de perceber sua essência. Essa sua essência se concretiza na abertura ao mundo e ao ser, por isso ele se pergunta de sua própria essência, sobre o que faz no mundo, por que está neste mundo e qual a razão de sua existência.
Qual o sentido da vida?
O homem se questiona sobre o sentido de sua vida porque acredita que tudo o que é criado deve ter um propósito independente de qual for. Ai se coloca também a questão religiosa porque o homem crente acredita que somente o Criador conhece o sentido da existência humana e que a única maneira de o homem conhecer seu propósito é acreditar em Deus porque so ele possui a resposta do porque de sua existência.
Mas pode-se dizer que de um modo geral o sentido da vida é pessoal e que cada homem deve buscar a cada dia o sentido de sua vida.
O problemas do homem atualmente e que busca colocar o sentido de sua vida em desejos materiais que jamais serão supridos totalmente.