Estudante
Instituto de Florestas
Departamento de Ciências Ambientais
Laboratório de Ecologia e Estudos de Impactos Ambientais
Thaís Xavier de Assumpção
Discente - Orientada
CARLOS DOMINGOS DA SILVA
Orientador
Construção de Brinquedoteca, com materiais recicláveis: Uma Proposta de Educação Ambiental.
SEROPÉDICA
2012
1 – Introdução
Em um mundo onde se faz presente a desigualdade social e a concentração de renda, apresentam-se de forma evidente as tensões sociais referentes aos interesses e a forma de organização econômica-social, podendo destacar, de forma clara, a diferenciação de alguns projetos sociais e seus direcionamentos.
Sendo assim, fazendo um corte generalizado, entendemos como duas grandes propostas relevantes ao nosso estudo, a que é entendida e reivindicada pela população e em contra posição a aplicada pelas aspirações de grandes empresas.
De forma organizada a população vem construindo espaços de discursões e a mobilidade consciente da importância do debate ambiental, apontando para a necessidade do manejo sustentável dos recursos naturais e a utilização de meios alternativos pretendendo a obtenção de novos resultados.
“O Brasil tem mais espécies de animais e plantas que qualquer outro país, aproximadamente 10%-20% das 1.500.000 espécies catalogadas. Do total mundial, o Brasil tem 55.000 espécies de plantas superiores (22%), 502 espécies de mamíferos (10,8%), 1.677 espécies de pássaros (17,2%), 600 espécies de anfíbios (15%), e 2.657 espécies de peixes (10,7%) (CAPOBIANCO, 2001.
Sem surpresa nenhuma a Amazônia brasileira é considerada como uma das regiões mais importantes do globo em número de espécies endêmicas, e recursos naturais, sendo assim, e tendo consciência do quanto é necessário a preservação dos nossos recursos naturais e a manutenção da nossa biodiversidade e entendendo a importância da educação como agente de transformações sociais,