Plano de Negócios
Conteúdo Texto Livre (TOP)
Um plano de negócios é, muitas vezes, a linha separa o sucesso ou o insucesso de qualquer empreendedor. Mesmo que não estejamos a pensar montar um negocio de milhões, este plano é uma radiografia completa do que é o negócio e de como pretendemos faze-lo nascer e crescer. Portanto, antes de criar uma empresa, deixamos-lhe aqui as linhas essenciais para a criação de um plano de negócios.
1. Sumário Executivo. É uma súmula do conteúdo de todo o plano. Qual é a natureza do seu negócio? Como de distinguem da concorrência? Qual o perfil dos responsáveis pela empresa? Qual o volume de negócio que esperam atingir num ano? Qual o valor do investimento necessário?
2. Produto. Qual é o produto ou serviço? Quais as formas de comercialização? Business to business, consumidor final, vendas online, vendas por telefone?
3. Clientes. Quem são? Maioritariamente homens ou mulheres? Qual a faixa etária predominante? Onde vivem? O que fazem? Escolaridade? Quanto mais detalhes soubermos sobre o nosso cliente alvo mais facilmente ajustaremos o nosso produto ou serviço, bem como a estratégia de promoção e vendas, às suas necessidades.
4. Mercado. Qual a dimensão do mercado? Onde vai instalar o negócio? Loja de rua? Centro comercial? Escritório? Online? E quem são os concorrentes diretos, os que vendem o mesmo produto ou serviço? E os indiretos, que vendem produtos ou serviços que cumprem uma função semelhante? No que é que a sua empresa se distingue das demais?
5. Equipa de Gestão. É a equipa certa? Têm todas as qualificações que precisam? Têm experiência na área? Quais os principais feitos profissionais alcançados? Qual é a capacidade que a equipa tem de arriscar? Qual é a capacidade de dedicação ao negócio?
6. Análise Financeira. Há quatro indicadores fundamentais para fazer uma análise inicial de viabilidade de um negócio: Preço do produto, projeção de vendas (quanto esperam vender num ano, seis meses, 3