afretamento de navios
Fretamento é o contrato segundo o qual o fretador cede a embarcação a um terceiro (afretador).
Afretamento de Navios – Conceitos Básicos e Documentos Utilizados
O que é afretamento de navio?
É a contratação de navio realizada diretamente com um armador, normalmente para transporte de carga exclusiva, que não encontra em navios de linha regular o espaço suficiente, ou frete desejado, portos de embarque ou desembarque pretendidos etc.; isto é, torna-se necessário buscar no mercado as condições não oferecidas para determinada carga em navios de carreira, aqueles anunciados, e para pequenas, médias e grandes cargas, mas não totais.
No afretamento, o documento utilizado é o mesmo de uma reserva de praça?
Não, pois na reserva de praça o acordo pode ser realizado de diversas maneiras (por telefone, e-mail, fax, carta etc.), enquanto no afretamento o processo é mais complicado e implica relacionamento de menor confiança. Essa questão de confiança dá-se porque, ao afretarmos um navio, nós o trazemos para embarcar e transportar uma mercadoria sem que ele estivesse planejando realizar essa viagem de forma regular; ele estaria programado independentemente de embarcador específico.
Qual o documento utilizado para isso?
É a charter party, uma carta de afretamento, na qual armador e embarcador, normalmente assessorados por shipbroker, estabelecem todas as condições do aluguel do navio para determinada viagem ou por tempo, cobrindo mais de uma viagem; em geral estabelecendo demurrage e, algumas vezes, um despatch.
O que significam esses termos?
A demurrage é uma multa por retenção do navio no porto além do prazo estabelecido para embarque e desembarque, visto que excedido esse prazo o armador estaria perdendo