Estudante
Cimento – um dos materiais mais utilizados na construção civil. Pertence a classe dos materiais classificados como aglomerados hidráulicos, em contato com a água entra em processo físico-químico tornando um elemento sólido com grande resistência a compressão e ainda a água e sulfatos. Existem atualmente no mercado onze tipos sendo os mais usados os tipo CP-I (Cimento Portland comum), CP-II (Cimento Portland composto com escória).
Areia – Pode ser fina ou grossa, é um material de origem mineral finamente dividido em grânulos, com 0,063 2,000 mm. É utilizada nas obras de construção civil em aterros, execuções de argamassas, concretos e também na fabricação de vidros. Levando-se em conta a granulometria é constituída por fragmentos de mineral ou de rocha, cujo o tamanho varia conforme a escala de Wentworth (escala logarítmica de classificação granulométrica), maior que 64 µm (1/16 mm) e menor que 2 mm.
Telhas de Concreto – Telhas moldadas em concreto oferecem a vantagem de não sofrer sobrecarga da chuva devido a baixa absorção de água das telhas. Além disso, as câmaras formadas pelas nervuras na parte inferior impedem a penetração de água arrastada pelo vento.
Estrutura de madeira – é considerada como o conjunto de componentes ligados entre si, com função de suportar o telhado. Constituída de uma armação principal e outra secundária, também conhecida por trama. A estrutura principal pode ser constituídas por tesouras ou por pontaletes e vigas principais, sendo a trama constituída pelas ripas, caibros e terças. Os tipos de madeiras mais utilizados na construção civil são a andiroba, cedro, cedrinho, faeira, ipê e sucupira dentre outras.
Tijolos – Podem ser de dois tipos, cerâmico ou concreto, os de cerâmica podem ser maciços ou furados, são um dos matérias principais na construção civil, é constituído de argila com aspecto avermelhado. Os tijolos de concreto são muito utilizados em alvenarias com função estrutural. Podem ser