Estudante
Objeto de estudo: turismo
Mundial
A atividade turística vem ganhando cada vez mais importância no mundo, considerando a sua forte influência para o desenvolvimento econômico e social dos países. Sabe-se que o turismo é um dos setores de serviços que mais geram volume de empregos, renda e investimentos através das atividades e empreendimentos do decorrer do ano. São milhares de pessoas indo de um lugar para outro do mundo, utilizando-se dos mais variados meios de transportes.
Turismo de lazer, negócios e eventos, assim como visita a amigos e parentes são os principais motivos que levam ao desenvolvimento da atividade turística nos mais variados países, estados ou cidades.
Com o aquecimento da economia mundial nos últimos anos, verificou-se que o fluxo internacional de turistas vem crescendo significativamente, movimentando em receitas cambiais algo em torno de US$ 919 bilhões segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), mesmo tendo sido duramente atingido pela crise financeira global de 2008, ano em que houve uma pequena queda no número de desembarques (nacionais e internacionais).
Brasil
No Brasil, observa-se um desempenho positivo da atividade turística na última década, acompanhando a tendência da média mundial. O aumento da renda média, a oferta de crédito e o barateamento do custo das passagens aéreas levaram, principalmente, as classes C, D e E a viajarem mais dentro de nosso país.
Os dados de um estudo encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas revelam que as 80 maiores empresas do setor de turismo no Brasil faturaram R$ 57,6 bilhões e empregaram 115 mil pessoas nos 27 Estados brasileiros em 2012, mostrando que o setor cresceu 13,1% em 2012 em comparação ao ano anterior.
Países que mais receberam visitantes em 2010, segundo a OMT:
França: 76,8 milhões de turistas em 2010
Estados Unidos: 59,7 milhões
China: 55,7 milhões
Espanha: 52,7 milhões
Itália: 43,6 milhões
Reino Unido: 28,1