teoria das estruturas - treliças
JOAO CARLOS VIEIRA
LORENA CARVALHO
TRELIÇA
(BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL)
DOCTUM – MINAS GERAIS 2013
HENRIQUE SILVEIRA BAHIENSE
JOAO CARLOS VIEIRA
LORENA CARVALHO
TRELIÇA
Trabalho desenvolvido em atendimento à disciplina de Engenharia Civil da Faculdade de Caratinga, do Instituto de Tecnologia e Educação - Doctum, como exigência de Obtenção parcial dos créditos distribuídos pelo Prof. Fausto, modular de Teoria das Estruturas II, 9º Período noturno de engenharia civil.
DOCTUM - CARATINGA
2013
INTRODUÇÃO
As treliças surgiram como um sistema estrutural mais econômico que as vigas para vencer vãos maiores ou suportar cargas mais pesadas. Uma treliça é uma estrutura composta de membros interligados em seus extremos formando uma estrutura rígida.
A treliça pode ser feita com qualquer material que ofereça alguma resistência mecânica como o aço, o alumínio, a madeira, o plástico rígido. Até com tubo de papelão é possível construir uma treliça.
APLICAÇÕES
Coberturas
Torres de transmissão
Pontes metálicas
Passarelas
TRELIÇA IDEAL
Estrutura reticulada formada por barras retas birrotuladas e sobre ação de forças externas aplicadas apenas nas rótulas, tendo, como consequência, apenas esforço normal.
IDEALIZAÇÃO
Não existem rótulas perfeitas e o peso próprio é aplicado ao longo da barra. Desde que as barras tenham seu eixo no mesmo plano e que estes eixos se encontrem num único ponto em cada nó, e que as cargas sejam aplicadas nos nós, os resultados reais diferem pouco dos resultados teóricos.
CLASSIFICAÇAO E A SUA FORMAÇÃO
1- SIMPLES: Formada por 3 barras birrotuladas ligadas em forma de triângulo, acrescentando duas barras por meio de uma rótula e assim sucessivamente.
2- COMPOSTAS: Formada a partir de treliças