estudante
Permeabilidade: propriedade de se deixar atravessar pelos gases do metal ou gerados no molde durante o vazamento, como também pelo ar contido no molde antes do vazamento. Os gases formados vêm do ar contido no molde, da combustão dos produtos contidos na areia, da evaporação da água contida na areia e dos gases dissolvidos no metal e que se desprendem quando ocorre a solidificação.
Todos os gases tendem a sair do interior do molde, procurando o caminho mais fácil. Se não conseguem sair diretamente por respiros, por massalotes, pela superfície de separação ou através da areia, podem ficar retidos na massa metálica que se solidifica de rapidamente, produzindo o defeito chamado de bolhas.
A permeabilidade de uma areia é tanto maior quanto maior for a quantidade de vazios existentes entre seus grãos. Propriedade intimamente ligada a granulometria da areia, quantidade de aglomerante, a umidade e ao adensamento do molde. Ela é medida pelo volume de ar em metros cúbicos, sob a pressão de 1g/cm3, que passa em 1min através da secção de um corpo de prova em areia preparada de 2’’ de diâmetro por 2’’ de altura. Para este ensaio, utiliza-se um aparelho denominado permêametro.
O índice de permeabilidade é calculado através da fórmula:
Onde,
K- constante de cada tipo de permeâmetro
P- pressão de ar sob o corpo de prova em cm de coluna d’água t- tempo de passagem do volume total de ar do permeâmetro, em minutos e centésimos de minuto, cronometrado durante o ensaio.
Alguns permeâmetros permitem a leitura direta do índice de permeabilidade em um mostrador. O ensaio realiza-se com provetas cilíndricas de areia aglomerada, de diâmetro 50 mm, altura 50 mm e grau de compressão pré-estabelecido que se prepare com o aparelho de compactação esquematizado na Figura 3.
A permeabilidade é determinada medindo o tempo que um dado volume de ar leva para passar pela proveta, sendo o ensaio