desenvolvimento pessoal
Outra vertente da preparação para a abertura do negócio é a afinidade do interessado com o assunto. Se tem vocação para atuar neste ramo, se existe um mercado favorável e quando você fala de mercado, se tem clientes, que é a razão de existir um negocio, interessados em adquirir um produto dentro dessa atividade empresarial que você pretende implementar; se você tem fornecedores, se você tem fornecedores, de quem comprar para poder estar atendendo estes seus clientes ali na região com condições de preço, prazo e qualidade de entrega que atendam aos seus critérios; e concorrência. Além de avaliar a questão financeira. Se você tem os recursos necessários para implementar um empreendimento num ramo que te interessa. Mas a definição se dá principalmente com a afinidade do candidato, do futuro empreendedor, com este ramo que ele vai atuar”.
Outra preocupação permanente após a abertura das portas, deve ser a inovação. Pesquisas recentes mostram que 88% dos pequenos empresários não pensam em inovação:
“A maioria ainda não vê a inovação como diferencial para o seu negócio. Isso, muitas vezes, é decorrência de um mercado interno pujante, de muitas oportunidades internas pra desenvolver um negócio e tem muito a ver também com a questão do empreendedor brasileiro não pensar na internacionalização. Ele não tem essa visão de