estudante
Tendências em Design de Produto
Sustentabilidade
Sustentabilidade em termos biológicos significa a capacidade de uma comunidade x de ser diversa e produtiva ao longo do tempo de modo que ela se mantenha.
Esse conceito foi desenvolvido na biologia ao ser estudado a duração das comunidades de seres vivos através das maneiras como eles se relacionam com seus respectivos meios. Florestas tropicais é um exemplo de uma comunidade rica e diversa, que se desenvolveu até um alto grau de maturidade e equilíbrio.
Tal conceito foi levado para a esfera humana, tentando entender o quão sustentável é a maneira do homem de se relacionar com o seu meio. Por isso, quando transferido para o contexto humano dizemos Desenvolvimento Sustentável, que pode ser definido da seguinte maneira:
“Desenvolvimento Sustentável é a capacidade de suprir as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas necessidades.”
Ou seja, precisamos chegar a um equilíbrio de relacionamento com o nosso meio (terra) que nos permita ter nossos bens, porém sem danificar a natureza de um modo que isso se torne inviável futuramente.
Para chegarmos nesse equilíbrio, firmou-se o que foi chamado dos três pilares da sustentabilidade: Esfera Social, Esfera Ambi-
ental, Esfera Econômica. Juntas essas três esferas compõem a visão total do que deve ser uma maneira sustentável de agir.
Não podemos achar que somos simplesmente seres ambientais que estamos em contato direto com a natureza, assim como não podemos focar na ganância econômica, o dinheiro pelo dinheiro, também não podemos se focar em melhorar a condição social da população esquecendo as outras duas esferas. É o equilíbrio desses três pilares que surge uma forma sustentável de agir. Precisamos retirar da natureza a matéria-prima necessária à nossa sobrevivência, mas se quisermos não extrair de forma danosa e prejudicial, precisamos organizar nossa economia para