estudante
Serra, 10 de abril de 2013
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. 6ª Edição.
O livro sociologia da educação, do autor Alberto Tosi Rodrigues, o qual foi professor de sociologia e ciências políticas na Universidade Federal do espírito santo,faleceu em abril de 2004.Esse livro e dividido em sete capítulos, não contendo ilustrações e aonde e resumido as teorias de alguns sociólogos clássicos e contemporâneos a respeito da educação fazendo com que os leitores reflitam sobre a educação, cultura e sociedade e também com base na análise do próprio autor ,sobre o processo de surgimento ,desenvolvimento e consequência do capitalismo.
O socialismo surge para explica o desemprego, a falta de estudo, o trabalho infantil e muitos outros problemas. Sendo que a sociologia da educação surgiu para explicar os problemas da educação, na qual foram provocados pela sociedade.
Segundo Durkheim,a disciplina é a razão para uma boa educação, para a formação de um ser. O homem é um ser social que precisa viver em sociedade. É preciso seguir e respeitar as regras para uma boa convivência ou do contrario e afastado do meio social. Defende o caráter disciplinador, na educação, mas que não fossem em excesso pois, do contrário poderia causar no indivíduo o não exercício do próprio pensamento crítico. Já Karl Max da era industrial relacionou a educação com o trabalho cansativo das crianças achando desejável que a educação fosse teórica e prática, no qual o horário de trabalho da criança fosse determinado pela idade da mesma. E que a qualidade de ensino estava relacionada a burguesia.
Marx e Engels viam a educaçãoda mesma forma que viam o capitalismo, sendo a educação uma ferramenta para o capitalismo servindo para alienar os indivíduos a esse, modelo de economia ou emancipá-los. Ideia essa, que também compartilhada por Tosí, que diz que a escola é reflexo da sociedade. E que