materiais de construcao
Ressalto hidraulico é uma perturbacao produzida num escoamento quando, um escoamento rapido muda para um escoamento lento.
O ressalto ocorre quando o escoamento se processa com uma altura inferior a altura critica e muda para uma altura superior a altura critica, devendo essa mudanca ser acompanhada de uma perda de energia.
Este fenomeno pode ser observado quando o escoamento se processa por baixo de uma comporta, tornando-se num escoamento rapido.
O escoamento pode ser:
Ondulado: ocorre quando a variacao de alturas é pequena. Há um ligeiro enrugamento da superfície da agua, numa serie de oscilacoes que gradualmente se movem para uma regiao onde o escoamento é mais tranquilo, estabelecendo-se o regime lento.
Fraco: ocorre quando a variacao de alturas é pequena. Dissipa-se pouca energia.
Oscilante: ocorre quando a variacao de alturas é inconstante, variando em pequena percentagem.
Estavel: quando a variacao de alturas nao é muito grande mas tambem nao é muito pequena. Ha uma perda consideravel de energia.
Forte: ocorre quando a variacao das alturas é grande. A maior parte da energia (cerca de 80%) é dissipada na zona de grande turbulencia, com ondas fortes, antes de se estabelecer o regime lento.
Considerando as forcas actuando no fluido em ambos lados do ressalto hidraulico, e considerando tambem que o canal de ensaio é relativamente pequeno. A energia dissipada no resssalto é dada por:
A identificacao do tipo de ressalto pode ser feita a partir do número de Froude, que é dado pela expressao:
Se: – ressalto ondulado – ressalto fraco – ressalto oscilante – ressalto estavel ressalto forte