Estudante
Churrasqueira Automática v1.0
Nome:
Bruno Lelo da Aparecida
18754
Rodrigo Paolini
18793
Erik Buozi Fleming
18759
Flávio Abrahão Porto
18764
Otávio Rúbia Santos
18785
Introdução
Este relatório apresenta o projeto da Churrasqueira Automática v1.0, uma churrasqueira automatizada através de um sistema pneumático autônomo, feita em alvenaria, com um compartimento para carvão feito em metal, preparada pra assar carnes em espetos. Através de um software de computador, pode-se escolher o tempo, dar início ou fim ao churrasco. Um sistema pneumático autônomo controla a temperatura do fogo e na carne, através da alimentação automática ou manual de carvão e regulando a altura dos espetos.
Operação
Ao ligar a churrasqueira, os atuadores A e B e C avançam. O atuador A levanta uma chapa de metal onde ficam parafusados os atuadores B e o motor pneumático para a rotação dos espetos, o B empurra o suporte para o espeto e recua no inicio do processo, o C fecha a saída de carvão e aguarda avançado a necessidade de despejo do carvão.
Ao apertar o botão de inicio e ligar o processo, o atuador B retorna com o espeto, e um sensor de temperatura, preso na parede da churrasqueira próximo a entrada de carvão, começa a analisar a temperatura. O sinal é enviado para o circuito de comando que faz o atuador A avançar, se a temperatura estiver alta, colocando a carne mais longe do fogo, ou recuar, se a temperatura estiver baixa, aproximando a carne do calor.
Baixa temperatura no carvão:
Alta temperatura no carvão:
Quando a temperatura permanece baixa por muito tempo, o circuito entende que há falta de carvão e aciona o atuador C, que permanece avançado bloqueando a entrada de carvão na lateral da churrasqueira, quando esse atuador recua ele permite um deposito de carvão em um compartimento, também na lateral da churrasqueira, que, após um curto espaço de tempo, é empurrado pelo atuador