antropometria
Resumo
Desenvolvimento
Na era romana o tema antropometria e design estavam “interligados”. O teórico e arquiteto romano Vitrúvius argumentou que o design de edifícios deveria ser baseado em certos princípios estéticos pré-estabelecidos do corpo humano. Foi dele o sistema de proporções humanas mais detalhado que nos chegou dos tempos clássicos. Vitrúvios via a ciência das proporções humanas como um princípio fundamental na concepção.
Foi provavelmente Albrecht Dürer (1471-1528) que marcou o inicio da ciência da antropometria. Ele tentou categorizar a diversidade de tipos físicos humanos de acordo com uma observação sistemática e medição de um largo número de pessoas. No entanto, neste período renascentista a teoria da estética permanecia a mais importante. O desenho de Leonardo da Vinci (1452-1519) no qual um homem é mostrado inscrito dentro de um quadrado e de um círculo deriva diretamente de Vitrúvios, e é uma das imagens mais conhecidas.
A ciência antropométrica desenvolveu-se no século XIX e princípio do século XX. Era o tempo onde eram feitas tentativas para subdividir e classificar a raça humana de acordo com as dimensões físicas. Na última parte deste século o foco tem incidido no crescimento humano e classificação de características físicas. Os avanços tecnológicos como as viagens espaciais e as atividades militares têm também requerido substanciais fontes de dados.
Mas então, o que é antropometria? Segundo Nasa (1978), a antropometria é definida como a ciência de medida do tamanho corporal. Sendo também um ramo das ciências biológicas que tem como objetivo o estudo dos caracteres mensuráveis da morfologia humana. Segundo Sobral (l985), o método antropométrico baseia-se na mensuração sistemática e na análise quantitativa das variações dimensionais do corpo humano.
O tamanho físico de uma pessoa pode ser determinado através da medição de comprimentos, profundidades e circunferências corporais.
A antropometria divide-se em:
1-