Estudante
ETAPA 1:
Passo 2
Observando os textos como base de auxílio para estas atividades, concluímos que a compreensão de como é desenvolvido um algoritmo, é fundamental que tenhamos exemplos bem simplificados de instruções e quanto mais simples for, melhor poderemos entender sua complexidade.
Com os exemplos citados nos textos e nas aulas ministradas, podemos entender que para desenvolver um algoritmo, por mais simples que seja o produto, é extremamente importante que descrevamos detalhadamente todos os passos, sem exceção, mesmo que pareça desnecessário e óbvio.
Vamos destacar aqui um algoritmo para exemplificar:
Programa 1
// Instruções para fazer café:
Início
Coloque água no canecão;
Ascenda o fogo;
Espere até ferver a água;
Peque um bule;
Coloque um coador em cima do bule;
Coloque o filtro no coador;
Coloque o pó de café dentro do filtro;
Jogue a água fervendo no filtro;
Aguarde passar toda a água;
Retire o filtro e o coador,
Despeje o café coado que esta no bule na garrafa térmica;
Feche a garrafa térmica.
Fim.
Analisando o algoritmo acima, percebemos que havia a necessidade de fazer café, para isso foi desenvolvido um passo a passo de como deveria ser feito, ou seja, um algoritmo.
A simplicidade observada na atividade “fazer café” quando transferidas para alguém que não sabe ou não conhece essa rotina, obriga que seja feito um passo a passo bem complexo. Por isso é muito importante que fique claro ao programador, pois se trata de uma orientação de passos ou funções que serão executados por uma máquina, isso nos obriga a descrever detalhadamente todos os passos que deverão ser seguidos para que se alcance o êxito.
Após várias análises e atualizações, elas chegaram ao resultado acima, um algoritmo capaz de ser executado sempre que precisar fazer café,