Estudante
Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944), no jornal francês Le Figaro. O texto rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseado na velocidade.
Tinham como objetivo criar obras com o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. Com vermelhos berrantes, verdes intensos, amarelos e laranjas, em composições violentas e chocantes, eles refletiam a vida moderna.
Seus desenhos são modificados e as formas geométricas do cubismo são consideradas muito frias. Predominam, então, arabescos contorcidos e linhas circulares emaranhadas, elípticas e espirais.
O tumulto, este sim é considerado pelos futuristas fator indispensável para a criação do clima adequado ao novo mundo em que vivem e com o qual estão de acordo
2- Artes plásticas
As obras refletem o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. Para expressar velocidade na pintura, os artistas recorrem à repetição dos traços das figuras.
Se querem mostrar muitos acontecimentos ao mesmo tempo, adaptam técnicas do cubismo. Na escultura, os futuristas fazem trabalhos experimentais com vidro e papel e seu expoente é o pintor e escultor italiano Umberto Boccioni Alguns representantes das ARTES PLÁSTICAS (estrangeiros)
- Umberto Boccioni (pintor e escultor italiano)
- Luigi Russolo (pintor e compositor italiano)
- Carlo Carrá (pintor italiano)
- Antonio Sant'Elia (arquiteto italiano)
ARTES PLÁSTICAS (brasileiros)
- Anitta Malfatti (pintora, gravadora e desenhista brasileira)
3 - Literatura
As principais manifestações ocorrem na poesia italiana. Sempre a serviço de causas políticas, a primeira antologia sai em 1912. O texto é marcado pela destruição da sintaxe, dos conectivos e da pontuação, substituída por símbolos matemáticos e musicais. A linguagem é espontânea e as frases são fragmentadas para expressar velocidade. Os autores abolem os