Estudante Universitário
Faculdade de Administração
Gestão da segurança e do meio ambiente
Professor:
Prof. Boanerges
Alunos:
Gabriel Marcel
Sandro Peter Nuderscher
Niterói
07/04/14
Impactos e Aspectos da produção de água de coco
Questão Número 1
1.1 Fases da produção
Recepção da Matéria-Prima
Para o processo de resfriamento de água de coco, a matéria-prima chega dos fornecedores em caminhões, de acordo com o planejamento da produção. Esses fornecedores estão locados num raio de 30 Km da empresa. O beneficiamento do coco será imediato, uma vez que durante o transporte, poderão ocorrer fissuras na casca, devido ao atrito, evitando, assim, a oxidação da água. Com isso não haverá estocagem da matéria-prima. Serão beneficiados aproximadamente 4.800 cocos por dia, para uma produção de 1.920 litros de água de coco resfriada, considerando a média de 0,4 litros por coco. Nesta etapa, não serão gerados efluentes líquidos indústrias e os resíduos sólidos identificados são compostos por cocos reprovados pelo controle de qualidade visual, isto é, aqueles que foram danificados durante o processo.
Lavagem de Coco
A etapa de lavagem do coco é composta por três tipos de lavagem:
- Lavagem Preliminar: Consiste numa lavagem inicial dos cocos usando água pressurizada. Nesta Etapa, será gerado efluente líquido industrial, o qual será lançado posteriormente no solo.
- Lavagem por Imersão com água contendo solução a base de cloro: o coco será imerso em um tanque contendo água contendo solução de cloro. O tanque será esvaziado duas vezes por dia, sendo o efluente tratado através de um decantador primário para posterior descarte no solo.
- Lavagem para remoção do cloro residual: o coco será lançado novamente em um tanque contendo água pura para remoção do cloro residual. O efluente gerado nesta etapa também será tratado no decantador.
Na etapa completa de lavagem dos cocos não serão gerados resíduos sólidos.