Estudante preparada
Hidrogênio: Esse elemento, que é o mais abundante no Universo, é diferente de todos os outros elementos da Tabela Periódica e se encontra na família 1 (metais alcalinos) porque possui apenas uma camada eletrônica com um elétron nela, mas não compartilha de propriedades semelhantes com os outros elementos desse grupo.
Ele tem a capacidade de se combinar com metais, semimetais e ametais. Além disso, é um gás extremamente inflamável à temperatura ambiente. Quando liquefeito, é usado como combustível de foguetes e, quando comprimido a pressões na ordem de 2,5 milhões de atmosferas, ele pode se tornar metálico, atuando como um supercondutor.
Metais: Dois terços dos elementos químicos até então descobertos são metais, ou seja, dos 115 elementos existentes, 86 são metais. Veja algumas de suas propriedades principais:
-Todos os elementos desse grupo, com exceção do mercúrio (Hg), são sólidos a temperatura ambiente e, em geral, são duros;
-Eles possuem um brilho metálico característico dos metais;
- São bons condutores de eletricidade e de calor;
-São densos;
- Possuem pontos de fusão e ebulição altos;
-São maleáveis, podendo ser transformados em lâminas;
- São dúcteis, podendo ser transformados em fios, como os fios de cobre usados para conduzir eletricidade;
-Os metais são amplamente utilizados em nossa sociedade, como na produção de joias, moedas, fios elétricos, panelas, talheres, na produção de ligas metálicas como o aço, em decorações de edifícios e de lojas, caldeiras, reatores industriais, cabos de elevadores etc.
Obs.: A classificação dos elementos em semimetais está em desuso, assim, muitas Tabelas Periódicas trazem apenas