auto da barca do inferno
Bandeira
Esta bandeira de Honduras foi adotada em 9 de janeiro de 1866. Ela é baseada na bandeira dos Estados Unidos da América Central, país hoje extinto. A bandeira contém três faixas iguais horizontais: duas azuis, que representam o Oceano Pacífico e o Mar do Caribe. As cinco estrelas azuis arranjadas em formato de X centralizadas na faixa branca representam as cinco nações do antigo país que reunia El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Guatemala, os Estados Unidos da América Central, com a esperança de que estas nações possam formar uma união novamente.
Informações Basicas
Honduras está localizado na América Central.
Tem uma área de 112 090 km2 e 8 296 693 moradores. O ponto mais alto tem uma altura de 2 870 acima do nível do mar e é chamado Cerro Las Minas.
O ponto mais baixo está localizado no nível de 0 metros acima do nível do mar. e é chamado Mar do Caribé.
A capital é Tegucigalpa.
O clima do Honduras é de tipo tropical, mas é moderado dentro, devido às altitudes mais elevadas. A média anual
das temperaturas escalona-se de 15 à 20 °C para as regiões centrais e 20 à 40 °C sobre os litorais.
As precipitações variam, para as mesmas regiões, de 1 016 mm à 2 540 mm, em média.
Origem do nome
Em 1502, Cristóvão Colombo navegava em águas do atual território hondurenho quando sobreveio furiosa tempestade.
Diante da força da natureza, Colombo e sua tripulação viram-se na iminência de um trágico fim.
E então, entre orações e desespero, a tormenta cessou, ocasião em que o navegador proferiu as seguintes palavras: "Gracias a Dios que hemos salido de esas honduras!"
Em espanhol, a palavra "hondura" significa "profundeza". E, depois da frase de Colombo, passou a nomear o país que hoje conhecemos como "Honduras".
Lenda ou não essa história, o fato é que, infelizmente, 500 anos depois da tempestade enfrentada por Colombo, o povo de Honduras ainda não conseguiu sair das profundezas em que o meteram.