Estudante de pedagogia
INTRODUÇÃO
Como despertar o gosto pela leitura em alunos do 3º ano que não sabem escrever nem o próprio nome? Esse projeto foi criado com o intuito de alfabetizar.
Vislumbrou-se na poesia uma forma de motivar o interesse pela leitura através leituras compartilhadas, aplicando-se de forma prazerosa o exercício da cópia literal, enaltecendo-se a percepção dos alunos quanto a necessidade de textos variados para cada situação do nosso dia a dia, defrontando-se com a hipótese de evolução do aprendizado.
JUSTIFICATIVA
Ao verificar a existência de alunos na 3ª série que ainda não dominam a leitura e escrita e a iminência de se fechar o ciclo básico na 4ª série, ainda com esta deficiência, deparou-se com um quadro para o qual se deve atenção especial de forma a reverter a situação e promover a evolução educacional numa configuração que os desperte para seu próprio desenvolvimento.
Conjecturou-se no trabalho com poesias uma forma branda e agradável de incentivo ao desenvolvimento.
OBJETIVOS
- Possibilitar o acesso da criança a vários portadores de textos, em especial a poesia.
- Despertar o gosto pela poesia (ouvindo, lendo e escrevendo).
- Usar a poesia para auxilio na alfabetização dos alunos.
DESENVOLVIMENTO
Este projeto foi desenvolvido no ano de 2007 na EMEF Olinda Menezes Serra Vidal, pela professora Paula Jeane Felix Santos, em uma sala de 4ª série (5º ano) onde os alunos não estavam alfabetizados completamente. A professora já vinha trabalhando desde o ano anterior com vários portadores de textos, em especial a poesia.
A principio a professora fazia leituras compartilhadas, com vários tipos de textos; contos, crônicas, histórias, fábulas, gibis, notícias de jornal, receitas, etc.
Quando os alunos compreenderam a necessidade de textos variados para cada situação do nosso dia a dia, a professora lhes apresentou as poesias (de autores variados).
Os alunos foram incentivados a procurar poesias