ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UFPB: ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS EM RELAÇÃO AO CURSO
LAURINDO, Ana Paula Sousa.
(Graduanda – UFPB) e-mail: ana.paula_jp@hotmail.com LIRA,Vanessa Gonçalves.
(Graduanda– UFPB) e-mail:vanessaglira09@gmail.com Prof. Dra. Ana Paula Furtado Soares Pontes
(Orientadora– UFPB) e-mail: anaufpb@gmail.com
Resumo
Em nosso trabalho, voltamos à atenção para o curso de Pedagogia da UFPB/Campus João Pessoa, nos interessando em discutir os aspectos que estimulam e desestimulam a opção dos estudantes pela licenciatura. A nossa pesquisa se deu a partir da nossa participação no Programa de Licenciatura (PROLICEN) intitulado “A expectativa em relação ao trabalho docente na visão de estudantes de licenciatura da UFPB/Campus João Pessoa: Fatores intervenientes”. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa (GÜNTHER, 2006), sendo realizada uma entrevista semiestruturada com vinte e dois alunos entre o 1º e o 9º período do curso de Pedagogia dos diversos turnos. Considerando os depoimentos dos estudantes, discutidos à luz dos referenciais teóricos trabalhados, concluímos que várias experiências vivenciadas dentro da própria universidade, nos estágios e no contato com outros estudantes resultaram em estímulo e desestímulo para os mesmos seguirem com o curso, nos remetendo à necessidade da Universidade, como instituição formadora, apoiá-los em suas escolhas, desenvolvendo uma sólida formação desses futuros professores.
Palavras chaves: Docência; Estímulos; Desestímulos.
Introdução
Segundo pesquisa de Tartuce; Nunes e Almeida(2010), os cursos de licenciatura em diversas áreas,como: letras, matemática, geografia, história, física, pedagogia, dentre outras, têm se mostradopouco atrativospara os jovens com interesse em prosseguir estudos no nível superior.
Em nossa pesquisa,voltamos à atenção para o curso de Pedagogia da UFPB/Campus João Pessoa, nos interessando em discutiros aspectos que estimulam e desestimulam a opção dos