Estudante de geologia
Disciplina Ecologia Básica – 2014/1
Profa. Giulianna Rondineli
Nome: Lucas Pinheiro Toniêto
Matrícula: 2014102300
Leia atentamente o Capítulo 4 sobre Ciclos Biogeoquímicos (Livro “Fundamentos de Ecologia” - Odum) e procure responder as questões propostas abaixo.
1) O que são ciclos biogeoquímicos? Por que são assim chamados? Qual a relação com a ciclagem de nutrientes?
São fluxos contínuos e cíclicos de elementos químicos na natureza,percorrem na biosfera, que vão do ambiente para o organismo e de volta para o ambiente. Por esses caminhos serem mais ou menos circulares, o ciclo biogeoquímico é assim chamado.
A relação existe, pois são divididos em dois compartimentos, o estoque de ciclagem e o estoque reservatório.
2) Quais são os tipos de ciclos biogeoquímicos? Por que são assim classificados?
Tipos sedimentares, nos quais o reservatório está na crosta terrestre. Nitrogênio, Enxofre, Fósforo, Carbono. Tipos gasosos, nos quais o reservatório está na atmosfera ou na hidrosfera.
3) Quais são os principais processos do ciclo biogeoquímico do nitrogênio e quais são as principais características deste ciclo?
Biofixação (fixação do nitrogênio por meio de bactérias, algas azuis ou fungos), Nitrosação (conversão de íons amônia em nitritos), nitração (conversão de nitritos em nitratos), nitrificação (conversão de íons amônia em nitritos e nitratos) e desnitrificação (reposição de N2 para a atmosfera).
4) O que pode ser destacado como importante no ciclo biogeoquímico do fósforo?
Fósforo é um dos elementos essenciais à vida, é um nutriente limitante do crescimento de plantas, especialmente em ambientes aquáticos. Entretanto, o grande depósito de fósforo não é o ar, mas sim a litosfera.
O fosfato devolvido ao ambiente volta sempre para o mar, onde parte dele é depositado nos sedimentos rasos e parte se perde nos sedimentos profundos.
5) Qual a importância do ciclo biogeoquímico do enxofre para os