ae ea
Questão 1
"O impulso que leva todos os homens para uma comunidade desse tipo tem sua origem na natureza; mas aquele que em primeiro lugar fundou essa comunidade é ainda assim credor dos maiores benefícios. Pois se o homem, ao atingir sua máxima realização, é o melhor dos animais, também é, quando está afastado da lei e da justiça, o pior de todos eles. A injustiça que tem armas nas mãos é a mais perigosa e o homem está provido, por natureza, de armas que devem servir à prudência e à virtude (phronései kài aretêi) mas que ele pode empregar para fins exatamente opostos. Eis por que o homem, sem a virtude, é a mais ímpia e feroz das criaturas, e a que mais vergonhosamente se orienta para os prazeres do amor e da gula. E a virtude da justiça é um valor político, pois a comunidade política tem como sua regra a [administração da] justiça (ou seja, a discriminação do que é justo)." [Aristóteles, A Política, livro I]
Explique o papel que a ética desempenha na constituição do cidadão, segundo Aristóteles e sua relação com a justiça.
resposta: Na vida/escola ao recebermos nossas experiências lidamos com elas e criamos sentidos. Vamos lidando com sentimentos com nossas vontades e criamos um equilíbrio em nossas ações. Assim, nos distanciamos dos vícios e atingimos uma moral respeitável; socialmente, ética. Se alcançada, teríamos um bem absoluto. O ser-humano é um animal sociável por natureza, logo, a cidade precede o indivíduo e seu âmago, a princípio, visa o bem. Assim, notamos que a constituição do cidadão é restritamente necessária movimentar-se com ética, pois, somente assim, a polis terá algo próximo ao justo.
A justiça diária, seria a reflexão das ações com o próximo; não se apropriar a menos e nem a mais de nada. Em grande esfera, teríamos uma cidade que ao bastar-se por si mesma, a justiça flutuaria, pois as ações seriam por si só justas, pois haveria ética- estaríamos no auge da natureza.
Questão 2
Explique a tese