Lei de Hooke
RESUMO:
Este relatório teve como finalidade estudar a equação da força elástica da mola de Hooke através de experimentos feitos com um dinamômetro em um âmbito laboratorial. Utilizou-se 10 amostras de massas, os dados foram posteriormente analisados e colocados em um gráfico de força peso(N) por elongação da mola (m), a partir do gráfico foi obtido o valor da constante. Toda lógica usada será demostrada em tópicos ao longo deste relatório.
INTRODUÇÃO:
O dinamômetro é um aparelho de medida que contém uma mola que sofre uma deformação conforme uma força é aplicada sobre ela. Existem vários tipos de dinamômetro, com o objetivo de medir o peso de corpos, resistência dinâmica do papel, entre outros. Todos os resultados são dados em Newton (N) ou em quilograma-força (Kgf).
Conforme a segunda lei de Newton, o corpo na ponta do dinamômetro sofre uma aceleração gravitacional em sentido da Terra, gerando assim uma força peso para baixo, sendo ela a massa do corpo multiplicado pela aceleração da gravidade.
Esta força peso ocasiona uma força elástica no sistema, devido à presença da mola do dinamômetro. O físico inglês Robert Hooke foi quem primeiro demonstrou que muitos materiais elásticos apresentam deformação diretamente proporcional a uma força elástica, resistente ao alongamento produzido. Concluindo assim que:
Fel. = -k*x, sendo Fel a força elástica da mola, k a constante elástica, x a elongação da mola e o sinal de menos representando a orientação relaxada de equilíbrio da mola.
As equações usadas neste experimento foram:
Equação utilizada para calcular a incerteza de b σb= (1) σb= incerteza de b b=coeficiente linear obs: esta equação também foi utilizada para calcular a incerteza do coeficiente angular a.
Equação do gráfico Força Peso por Elongação da Mola
Y = a x + b (2)
a = coeficiente angular ( )
b = coeficiente linear
Formula da força Peso
P=m*g (3) m=massa do cilindro g=gravidade (9,7874 ± 0,0002) (m/s)
P=