Doc
O texto insere-se no campo da Engenharia Civil e da Geologia de Engenharia. O autor apresenta conceitos básicos geológicos e geotécnicos, em linguagem simples, de forma prática e direta, utilizando-se de livros de outros autores, congressos, etc.. Aborda a presença da engenharia civil na antiguidade e aponta esta profissão como uma das mais antigas.
Também cita as ligações da engenharia com a geologia e geotécnica, apontando as duas últimas como as responsáveis por investigar e solucionar os problemas de engenharia e meio ambiente. Em linhas gerais o texto serve como base à estudantes da área e profissionais que queiram rever alguns conceitos básicos.
Baseado inicialmente em fatos históricos, o autor aponta o início da engenharia civil nas civilizações antigas, quando o homem passou a formar os primeiros agrupamentos.
Aponta que desde os impérios mais antigos até os dias de hoje, a engenharia civil é responsável por projetar e construir todas as obras presentes na vida do ser humano, e como citado no texto, ela utiliza-se de recursos naturais em benefício das pessoas em sociedade, facilitando a vida e o convívio de todos, aprimorando técnicas e inovando na criação e projeção de obras ou recursos, podendo observar que sempre tratou-se de uma profissão muito ampla e de grande importância para a sociedade moderna, sendo o profissional muito exigido e com muitas responsabilidades.
É possível também observar durante a leitura muitos exemplos de onde a engenharia civil esta presente na vida de todos os cidadãos, pode-se dizer que ela está em qualquer espaço construído ou modificado pelo homem em todo o planeta Terra, sendo claramente a responsável pela mudança geográfica em diversos lugares, como canais ligando oceanos, grandes túneis, ilhas artificiais entre muitas outras obras admiráveis e grandiosas que se tornaram patrimônios da civilização. Ainda segundo o autor o trabalho de engenheiro permanece durante muito tempo a