Geologia
O bacharelado começa com matérias básicas, como química, matemática, física e biologia, mas já no primeiro ano o aluno tem atividades de campo para se familiarizar com os conteúdos próprios da Geologia. Em seguida, entram no currículo algumas disciplinas específicas, como petrografa (descrição e análise de rochas), sedimentologia e paleontologia. A partir do terceiro ano, a ênfase é dada à formação profissional, com aulas de geologia econômica, sensoriamento remoto, tratamento de minérios e geologia urbana, entre outras. Parte considerável da formação ocorre em aulas práticas extraclasse. Nos trabalhos de campo, o estudante faz mapeamentos e coleta material que será mais tarde analisado em laboratório. Em algumas escolas, exige-se, no último ano, um trabalho de conclusão de curso, que pode ser feito em campo ou em uma empresa, de acordo com o tema escolhido.
Duração média: cinco anos.
Outros nomes: Ciência da Terra; eng. Geológica.
Uma opção de bacharelado interdisciplinar (BI) é oferecida pela Ufopa, em Santarém (PA), com o curso de Ciências da Terra. Após cursar três anos de disciplinas mais generalistas, o estudante pode ingressar em outro bacharelado - Geologia, Ciências Atmosféricas ou Geofísica - com dois anos de duração, obtendo dois diplomas.
O que você pode fazer
Engenharia geológica
Fazer o levantamento geológico e geotécnico de áreas para a construção de represas, túneis e estradas. Estudar a recuperação de áreas degradadas por atividades de mineração.
Geofísica
Pesquisar os fenômenos elétricos, térmicos, magnéticos, gravitacionais ou sísmicos do planeta.
Geologia ambiental
Planejar a ocupação de territórios e avaliar o risco geológico (erosões, enchentes e deslizamentos) a que essas regiões possam estar submetidas. Recuperar solos contaminados.
Geologia forense
Aplicar técnicas de geologia para elucidação de crimes.
Geologia do petróleo
Localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural, dentro da área de