Estruturação Sanitaria das Cidades
1. Introdução
2. Memorial Descritivo
3. Sistema Viário da Área Degradada
4. Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo da Área
5. Áreas de Intervenção
6. Infra-Estrutura Sanitária do Sistema de Abastecimento de Água da Área
7. Infra-Estrutura Sanitária do Sistema de Esgotamento Sanitário da Área
8. Infra-Estrutura Sanitária do Sistema de Drenagem Urbana
9. Infra-Estrutura Sanitária do Sistema de Limpeza Pública
1. Introdução:
As transformações sociais e econômicas ocorridas no século xx acabaram por trazer muitos trabalhadores, que antes habitavam as zonas rurais da região metropolitana, para os centros urbanos, visando o conforto e a necessidade de estar perto do trabalho. Esse fato gerou nas cidades muitas zonas irregulares e espaços deteriorados, exigindo a adoção de intervenções urbanas.
Intervenções urbanas é o nome que se dá para as ações realizadas em áreas que necessitam reparos e revitalizações no âmbito de urbanização, engenharia e arquitetura.
Há alguns anos já se vem realizando novos tipos de projetos urbanos, adotando-se práticas urbanistas que auxiliassem no renascimento e fortalecimento econômico, social e cultural de diversas áreas decadentes, abandonadas e ocupadas de forma irregular na cidade, buscando sua revitalização.
2. Memorial Descritivo:
Para realização do trabalho, primeiramente foi feita uma visita à Sanepar - Companhia de Saneamento do Paraná - e lá foi tido acesso as plantas de infra-estrutura sanitária; do sistema de abastecimento de água e do sistema de esgotamento sanitário da região. No IPPUC, Instituto de Planejamento e Pesquisa Urbana de Curitiba, foram coletadas plantas de zoneamento e sistema viário e de rios. O próximo passo foi ir até a região delegada para o estudo: rua da cidadania e quadricula selecionada. Neste, foi possível observar a ocupação indevida do solo, bem como a má utilização e divisão de lotes. Não eram