Estruturação do Negócio
1. Contrate bons profissionais. É fundamental contratar um time de primeira e cuidar de sua reputação e cultura.
2. Deixe clara a responsabilidade e autoridade de cada um. Alinhe as expectativas de todos e defina as metas de forma bem clara e justa para ter engajamento. Mas esse trabalho não é apenas do empreendedor, deve contar com a ajuda de seus gestores.
3. Energize seu time. O especialista André Bianchi defende que o bom chefe tem que ter vontade todos os dias e a capacidade de dividi-la com as pessoas em sua volta. Sem ela, não há inovação e a rotina pode acabar com a produtividade das pessoas gradativamente. É importante dar espaço para a produção de novas ideias.
4. Crie uma cultura forte. Leila Velez, fundadora da rede de salões Beleza Natural, admite que "gente dá trabalho". Mas é preciso amar as pessoas próximas de você. "Nós empreendedores somos o primeiro espelho da cultura que queremos formar".
5. Faça sua equipe crescer e cresça ao lado dela. Existem várias medidas que podem ajudar a criar um ambiente muito mais agradável e incentivador. Uma “sessão pipoca”, por exemplo, é uma bela dica para discutir assuntos relevantes, e vídeos no YouTube de palestras, eventos e TED ensinam e inspiram.
6. Seja transparente. Mais uma excelente dica de Sandra Betti: depois de dar tanta atenção para o seu grupo de funcionários, não se esqueça de si mesmo: seu time depende da sua postura e dos seus valores. Eles potencializam o trabalho das pessoas em sua volta e inibem problemas.
7. Exercite seu perfil como líder. Não basta apenas ser o fundador, é