Estruturas
As estruturas estão espalhadas por todos os lados ajudando o homem a se desenvolver cada vez mais rápido, superando os obstáculos em seu ambiente e atendendo as necessidades da expansão populacional. Seja na construção civil ou na indústria existem inúmeros elementos que compõem as estruturas, cada um com seus aspectos, definições e funções. São elementos que ajudam a atravessar grandes obstáculos, construindo grandes obras com segurança e agilidade. As estruturas metálicas, por exemplo, tem alta resistência e fácil montagem, o tornando cada vez mais importantes no mundo corrido onde a busca por ganho de tempo é constante. Os elementos estruturais da construção civil como as sapatas, vigas, pilares, etc. Proporcionam através de cálculos fazer projetos ousados de estruturas incomuns ou em relevos e solos irregulares A constante busca por espaço em cidades e a necessidade das indústrias que são cada vez maiores, fazem com que o homem procure nos elementos estruturais maior eficiência com menor custo e espaço.
2. SAPATAS
As sapatas são elementos tridimensionais e têm a finalidade de transferir para o terreno as ações oriundas de pilares ou paredes. A área da base das sapatas é projetada em função da tensão de compressão admissível do solo – determinada através de investigação geotécnica (sondagens). Com relação à forma volumétrica, as sapatas podem ter vários formatos, porém o mais comum é o cônico retangular, em virtude do menor consumo de concreto.
2.1. Classificação das Sapatas:
2.1.1. Sapatas isoladas
Transmitem ações de um único pilar centrado, com seção não alongada. É o tipo de sapata mais freqüentemente utilizado. Tais sapatas podem apresentar bases quadradas, retangulares ou circulares, com a altura constante ou variando linearmente entre as faces do pilar à extremidade da base.
[pic]
FIGURA 2.1: SAPATAS ISOLADAS
2.1.2. Sapatas corridas
São empregadas para receber as ações verticais