Estruturas organizacionais
Estrutura
“ O todo não é de nenhuma maneira soma de suas partes...Para que haja estrutura é necessário que existam entre as partes outras relações que não a simples justaposição, que cada uma das partes manifeste propridades que resultam da sua dependência à totalidade”.
Organizações
As organizações são caracterizadas por um “ conjunto de relações sociais estáveis e deliberadamente criadas com a explícita intenção de alcançar objetivos ou propósitos”. Assim, “a organização é uma unidade social dentro da qual as pessoas alcançam relações estáveis – não necessariamente face a face – entre si, no sentido de facilitar o alcance de um conjunto de objetivos ou metas”.
As organizações caracterição-se por uma hierarquia de autoridade, isto é, pela diferenciação do poder. As organizações se defrontam com uma multiplicidade de problemas que são classificados e categorizados para que a responsabilidade de sua solução seja atribuída a diferentes níveis hierárquicos da organização. Assim, as organizações se desdobram em três níveis organizacionais, a saber.
Nível institucional. É também denominado nível estratégico, pois é responsável pela definição dos principais objetivos e das estratégias organizacionais, lida com assuntos relacionados com o longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que si relaciona com o ambiente externo da organzação.
Nível gerencial. É o nível intermediário situado entre o nível institucional e o nível técnico, cuidando do relacionamento e da integração desses dois níveis. Uma vez tomadas as decisões no nível institucional, o nível gerencial é o responsável pela sua transformação em planos e em programas para que o nível técnico os execute.
Nível técnico. É o nível mais baixo da organização. É o nível que cuida das operações e tarefas. É voltado ao curto prazo e segue programas e rotinas desenvolvidos no nível