Sintese escolas contabeis
Estes conceitos acompanharão a sua vida a partir de agora e deverão estar bem claros e na “ponta da língua”.
Como você viu temos várias escolas do pensamento contábil, e decorrente da atuação destas escolas temos diversos conceitos e definições para contabilidade.
Para D’Áuria (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”. Lembre-se que D’Áuria é da escola patrimonialista e, portanto estuda a contabilidade com enfoque no patrimônio das entidades, portanto nesta definição fica claro o patrimônio como ator principal.
Vamos buscar uma definição de um professor influenciado pela escola norte-americana, pois como você se lembra a contabilidade no Brasil teve influência tanto da escola patrimonialista quanto da norte-americana.
Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p. 49) “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”.
D’Áuria, representante da escola italiana de contabilidade enfatiza a contabilidade como ciência enquanto Hendriksen, da escola norte-americana a trata como um processo de informação, enquanto o primeiro evidencia o controle patrimonial o segundo evidencia a informação.
De uma forma mais prática podemos dizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.
Quero finalizar este tópico sobre definição da contabilidade com uma citação de um administrador. Fayol (1994, p. 25) disse que a contabilidade “deve