Estruturas Organizacionais
Na base da organização encontram-se os operadores; os gerentes estão presentes na alta administração;uma linha intermediária é criada assim que a organização se torna mais elaborada; as responsabilidades pela padronização é transferida para os analistas- suporte técnico; o suporte administrativo oferece os serviços indiretos.
As organizações são formadas por uma estrutura interna que lhes garante coordenação interna e integração.
A organização precisa responder adequadamente ás mudanças externas.
A tarefa básica da organização é promover a estrutura organizacional: especialização vertical-níveis de hierarquia, especialização horizontal- áreas de departamentalização.
Níveis hierárquicos da organização:
*Institucional: Presidentes, Diretores
*Intermediário: Gerentes
*Operacional: Supervisores
*Execução: Funcionários, operários
A estrutura organizacional é a conformação que se deu a organização a fim de que essa possa alcançar os objetivos pré-estabelecidos.
É a maneira como as atividades da organização são divididas , organizadas e coordenadas; é a ferramenta utilizada para permitir a execução de sua estratégia;
Estrutura Organizacional: É o processo onde a autoridade é distribuída, atividades especificadas e um sistema de comunicação delineado para que as pessoas realizem as atividades, exerçam autoridade, a fim de atingir objetivos; soma total das maneiras que os trabalhos são divididos em tarefas distintas, e depois como a coordenação é realizada entra essas tarefas.
O sucesso da organização depende da sua capacidade de resposta às pressões do ambiente externo.
Forças que promovem mudanças na empresa:
1)Mudanças estruturais: mudança na departamentalização.
2)Mudanças na tecnologia: envolve a maneira pela qual a empresa